Dor Crônica

A dor é definida como experiência sensorial e emocional desagradável associada a um dano real ou potencial dos tecidos, ou descrita em termos de tal dano segundo a Associação Internacional dos Estudos da Dor-IASP. A dor sempre é subjetiva e cada indivíduo aprende a utilizar este termo por meio de suas experiências.

A dor aguda dura dias ou semanas e é um sinal de alerta após um dano ocorrido no organismo. Já a dor crônica pode durar meses ou anos. Se a dor aguda não for tratada adequadamente, pode tornar-se dor crônica e se torna a própria doença do paciente. Essa condição, além do quadro doloroso, compromete, de forma profunda, o bem-estar social e emocional do indivíduo, tornando-o ansioso, deprimido e isolado da convivência diária com seus familiares e amigos, além de afetar sua produtividade no trabalho, resultando em afastamentos temporários ou permanentes.

Dores de cabeça ou cefaleias:

Mais de 90% da população já teve dor de cabeça em algum momento da vida. Em cerca de 50% dos casos, o desconforto é frequente. A falta de informação adequada faz com que essas pessoas acabem se acostumando com o sofrimento e não procurem ou recebam um diagnóstico e tratamento apropriados. Existem mais de 100 tipos diferentes de dor de cabeça e cada um deles merece um tratamento diferenciado.

Dor lombar e articulações sacroilíacas:

A dor na coluna, principalmente a dor lombar crônica, é, atualmente, em todo o mundo, a principal causa de perda de produtividade no trabalho e de incapacidade permanente. Os tratamentos para esse quadro evoluíram muito nas últimas décadas depois do advento de técnicas minimamente invasivas sem a necessidade de anestesia geral e com rápido retorno dos pacientes a suas atividades diárias.

Fibromialgia:

Síndrome de dor crônica com acometimento de múltiplos pontos ósteo-musculares difusamente pelo corpo. Esta síndrome, mais comum em mulheres, também se relaciona com distúrbios depressivos e de sono. Devendo ser tratada de forma individual e multidisciplinar. Acompanhamento realizado por um clínico ou reumatologista.

Dor oncológica:

O principal sintoma de apresentação do paciente com câncer é a dor. Estima-se que mais de 50% dos pacientes com câncer agravam seus quadros progressivamente sem adequado tratamento da dor, reduzindo ainda mais a qualidade de vida tanto no início da enfermidade quanto na fase terminal. Estes pacientes, quando não obtêm resposta satisfatória às medicações para dor, são candidatos à inúmeras técnicas minimamente invasivas, que vão desde bloqueios anestésicos até implantes de bombas de infusão contínua. Possibilitando amplo controle da dor e redução no sofrimento próprio e de seus familiares durante o tratamento oncológico.

Dor neuropática:

Dor ocasionada por lesão ou patologia no sistema somatossensorial. Os sintomas mais comuns são dor em choque ou em queimação, formigamento e sensações alteradas. Relacionada à importante sofrimento e incapacidade progressiva dos pacientes. Os principais exemplos de condições de dor neuropática são: radiculopatia crônica lombar sem tratamento adequado (mais conhecida como "ciática"), neuralgia pós herpética (dor pós herpes zoster), neuropatia diabética e neuropatia causada por HIV, dor neuropática pós-traumas, após AVCs, lesões na medula espinhal, osteoartrites crônicas, dor neuropática pós-cirúrgica, que ocorre quando algum nervo é lesionado durante uma cirurgia, em especial em cirurgias da coluna vertebral, dentre muitas outras. Na falha do tratamento farmacológico, estão indicados procedimentos minimamente invasivos, como bloqueios anestésicos, radiofrequência e implante de eletrodos medulares que geram importante ganho na qualidade de vida desses pacientes.

NEURALGIA DO TRIGEMIO

A neuralgia do trigêmeo (NT) é uma condição dolorosa e crônica que envolve o nervo trigêmeo. Há cerca de 12 casos por 100.000 pessoas nos Estados Unidos a cada ano. Existem dois nervos trigêmeos separados, um de cada lado da face. Esses nervos são responsáveis ​​por transmitir a sensação de dor e outras sensações da face para o cérebro.

Cada nervo trigêmio tem três ramos. É possível ter NT de qualquer (ou todos) ramos. NT provoca dor intensa em parte ou em todo o rosto. A dor pode ser causada por uma leve estimulação do rosto, como escovar os dentes ou fazer a barba. É frequentemente descrito como um choque elétrico ou esfaqueamento.

Pessoas com TN podem inicialmente ter episódios curtos e leves de dor, mas ao longo do tempo podem sofrer ataques mais longos e mais frequentes de dor intensa. A maioria das pessoas com TN apresenta sintomas em ciclos - a dor vai e vem por dias ou semanas, depois desaparece. Em alguns casos, a condição se torna progressiva e a dor está sempre presente.

Não há teste específico para TN, portanto, o diagnóstico pode levar tempo. O tratamento depende da causa e gravidade da condição. Vários medicamentos estão disponíveis para aliviar a dor e diminuir o número de episódios. Às vezes a cirurgia é necessária. Sintomas da nevralgia do trigêmeo A dor de TN pode vir em espasmos agudos que sentem como choques elétricos. A dor geralmente ocorre em um lado do rosto e pode ser causada por som ou toque.

A dor pode ser desencadeada por atos de rotina, incluindo: escovando seus dentes fazer a barba colocando maquiagem tocando seu rosto comer ou beber Falando uma brisa no seu rosto Você pode experimentar crises de dor que duram apenas alguns segundos ou minutos. Uma série de ataques pode durar dias, semanas ou meses, seguidos por períodos de remissão.

A condição pode progredir, com ataques aumentando em gravidade e frequência. Em alguns casos, a dor ou dor se torna constante. Causas da Neuralgia do Trigêmeo Em muitos casos, a causa do TN nunca é encontrada. No entanto, as causas conhecidas incluem: um vaso sanguíneo inchado ou tumor que coloca pressão sobre o nervo esclerose múltipla, uma condição que danifica a bainha de mielina, que é a camada protetora ao redor dos nervos De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames, embora qualquer um possa ter TN, é mais comum entre mulheres do que homens. Também é mais comum em pessoas com mais de 50 anos, embora possa ocorrer em qualquer idade.

Como a nevralgia do trigêmeo é diagnosticada Não há um teste único que seu médico possa pedir para ajudá-los a diagnosticar TN. O diagnóstico dependerá do tipo e localização da dor e dos fatores que desencadeiam a dor. Seu médico irá primeiro avaliar seu histórico médico e realizar um exame físico. Isso incluirá um exame neurológico para determinar qual parte do nervo trigêmeo está sendo afetada. Eles vão tocar várias partes do seu rosto para determinar a localização da dor.

Em seguida, eles vão pedir testes para descartar outras condições com sintomas semelhantes, como dores de cabeça cluster ou neuralgia pós-herpética, que é uma condição dolorosa que afeta as fibras nervosas e pele. Eles também podem pedir uma ressonância magnética de sua cabeça, o que pode ajudar a determinar se a esclerose múltipla está causando sua dor. Tratar o Neuralgia do Trigêmeo Medicação.

A medicação pode aliviar a dor e reduzir o número de ataques. A primeira forma de tratamento é tipicamente medicamentos anti-convulsivos, que são drogas que bloqueiam o disparo do nervo. Alguns outros medicamentos de segunda linha ou adjuvantes incluem relaxantes musculares e antidepressivos tricíclicos. Cirurgia Enquanto a maioria dos casos de TN responde à medicação, às vezes a dor pára de responder à medicação e sintomas graves podem retornar. Nesses casos, a cirurgia pode ser uma opção.

Procedimentos cirúrgicos comuns usados ​​para tratar TN incluem: Injeções de glicerol Durante este procedimento, você será fortemente sedado e receberá anestesia local. Seu médico irá inserir uma agulha na bochecha e na base do crânio. A agulha é guiada por raios-X para um pequeno saco de líquido espinhal que envolve a raiz do nervo trigêmeo. Uma vez que a agulha esteja no lugar, uma pequena quantidade de glicerol estéril é liberada.

O glicerol pode bloquear a capacidade do nervo de transmitir sinais relacionados à dor ou pode permitir que o isolamento do nervo danificado se cure. Não deve danificar o nervo. O procedimento normalmente leva apenas alguns minutos para ser concluído e você pode ir para casa no mesmo dia. Radiocirurgia Estereotáxica Esse procedimento usa imagens de computador para fornecer feixes altamente concentrados de radiação à raiz do nervo. Este procedimento é indolor e geralmente é realizado sem anestesia.

Lesão Térmica por Radiofrequência Este procedimento ambulatorial é realizado sob anestesia geral e utiliza uma agulha longa e oca para guiar uma corrente elétrica até o nervo trigêmeo. Você estará acordado durante o procedimento para ajudar seu médico a identificar a localização exata da origem da dor. Uma vez que o site da dor é id.

Distonia

A distonia é uma condição neurológica que afeta o cérebro e os nervos. No entanto, isso não afeta as habilidades cognitivas (inteligência), memória e habilidades de comunicação. Ele tende a ser uma condição progressiva, mas nem sempre é esse o caso. Segundo a Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos , a distonia afeta até 250 mil pessoas nos Estados Unidos. Eles sugerem que é o terceiro distúrbio de movimento mais comum após o tremor essencial e a doença de Parkinson.

A distonia é um distúrbio do movimento, no qual um músculo – ou um grupo muscular – se contrai de forma involuntária e repetitiva ou por períodos prolongados. Estas contrações, que podem ser bastante doloridas, levam a movimentos e posturas anormais. É importante saber que há duas formas distintas de distonias: a distonia primária, quando ela é a doença em si, hereditária e um gene que desempenha um papel foi identificado e a distonia sintomática ou secundária, quando está diretamente associada a outra doença, como a doença de Pakinson, exposição a certas medicações, acidentes vasculares cerebrais, sequelas de infecções do sistema nervoso central ou sintoma de distúrbios neurológicos.

O tratamento, muitas vezes semelhantes ao tratamento da própria doença de Parkinson, pode incluir medicamentos como a levodopa, ou medicamentos do tipo sedativo, toxina botulínica, e estimulação cerebral profunda. A Estimulação cerebral profunda para pacientes com distonia grave, melhora tanto sintomas específicos da doença de Parkinson já bem conhecidos como tremor, rigidez e lentificação de movimentos, como a distonia presente em parkinsonianos. A estimulação cerebral profunda leva estímulos elétricos a regiões específicas do cérebro.